O assentamento é um processo muito importante que define a durabilidade de um piso cerâmico, por isso é essencial saber realizar esse procedimento de forma correta, para que o piso não fique solto, desnivelado ou até quebre com facilidade. Isso causa um constrangimento gigantesco, então antes de qualquer coisa, saiba escolher bem o profissional que irá realizar o assentamento.

Este procedimento deve ser feito com cuidado e muita atenção, dessa forma evita erros indesejados. Confira as nossas dicas:

Antes da aplicação

Antes do assentamento, certifique-se de que há piso cerâmico para revestir toda a área pretendida com 5% 15% de sobra para uso nos recortes necessários, para cobrir qualquer imprevisto, além de ficar com uma reserva extra para possíveis trocas futuras.

Para que não haja diferença entre as tonalidades de cores, opte por comprar o material todo de uma vez, seguindo o mesmo lote. Armazene as peças em locais secos com as peças sempre limpas e mantidas em suas embalagens para facilitar o transporte.

Fique atento às recomendações dos fabricantes para que o piso cerâmico adquirido seja realmente o ideal para aquela área de aplicação.

Verifique se a área de aplicação está nivelada, sem poças ou caroços. As superfícies devem estar limpas e secas, sem nenhum tipo de óleo ou tinta.

A aplicação

Chegou o momento de assentar o revestimento e neste estágio é importante contar com um projeto de paginação com o objetivo de garantir que os revestimentos sejam assentados corretamente, evitando desperdícios de materiais e seguindo o desenho determinado.  

Cuidados nessa fase de aplicação podem evitar problemas futuros pisos soltos, ocos ou trincados, já que superfícies mal preparadas podem gerar imperfeições que só serão percebidas posteriormente. Assim, Respeite os tempos de aplicação e secagem recomendados para cada tipo revestimento.

Após assentar o revestimento é importante aguardar para finalizar com o rejunte. Espaçadores e niveladores também são fundamentais para manter o alinhamento entre as peças e a espessura do rejunte.

Depois que a aplicação dos revestimentos começa será mais custoso fazer alterações, por isso, acompanhar todo o processo é importante para evitar falhas e dar seguimento para o projeto.  

Depois da Aplicação:

O rejunte foi finalizado? Alguns cuidados ajudam a garantir um acabamento ideal. Dessa forma, até que a massa atinja o tempo de secagem necessário para cada revestimento, evite o deslocamento ou colocar grandes cargas sobre o mesmo. Normalmente o tráfego de pessoas já é retomado a partir de 72h.

Uma análise visual é importante, por isso, observe se há peças fora do padrão, especialmente quanto ao alinhamento e espessura do rejunte. De nada adiantará ter um revestimento de qualidade se a aplicação não estiver bonita e elegante para valorizar o material.

Se você ainda não escolheu qual é o piso cerâmico que mais te agrada, aproveite para conhecer todos os produtos da Lef Cerâmica. Tem diversas linhas com os mais variados modelos que agradam a todos os gostos!